Comentários

(11)
G
Graça Armando
Comentário · há 9 anos
Tenho lido muitas discussões sobre o sacrifício de animais nas religiões de origem africana, e percebo que as pessoas citam unicamente a Constituição Federal, em defesa do ritual. Assim, gostaria de sugerir a quem se interessar, a leitura da tese de mestrado em Direito Ambiental de Nicanor Henrique Netto Armando, Faculdade Dom Helder Câmara/BH, "APONTAMENTOS SOBRE A (IN) CONSTITUCIONALIDADE DO ART. 32 DA LEI N. 9.605/1998..." que trata exatamente do assunto, fornecendo subsídios jurídicos e legais, que vão além da mera inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença.

Outra coisa: Já vi artigos ruins, sem pé, nem cabeça, mas esse aí "tira campeão" como dizia um peão de minha fazenda.
1
0
G
Graça Armando
Comentário · há 9 anos
Depois que deixei a advocacia, após 35 anos de intenso trabalho, resolvi me isolar do mundo, porque cansei, mas cansei mesmo, não de viver, mas de conviver. Assim, lá uma vez ou outra, acesso o Thunderbird, onde recebo mensagens, e perco alguns minutos deletando tudo, afora as que me são enviadas pelo JusBrasil, que guardo numa pasta, após ler os títulos das publicações, para que algum dia, quem sabe, eu me anime a ler em sua integralidade. Somente quando algum artigo me chama a atenção, é que resolvo abrir, e os do Prof. Flávio Gomes são os que mais me interessam,. pela sinceridade e sobriedade de suas argumentações. Mas, sinceramente, o que ele vem expondo e combatendo em vários artigos, não me surpreende. Há anos atrás, quando Milton Campos faleceu, minha sogra me disse que o Brasil ficara órfão, porque perdera seu último líder. Perguntei a ela: por que? Há, minha filha, um país sem um líder honesto e honrado, é um país sem futuro. Achei engraçada a resposta, e argumentei que político é o que não faltava, com centenas deles, de norte a sul, e perguntei-lhe, novamente: - será que, nesse meio, não teria mais nenhum, capaz de substituir o morto, nem os seus descendentes, que certamente serão políticos também? - Acho que não, ela disse, espere e verá. Lamentavelmente, ela estava certa. Nosso país tem um líder honesto e honrado, efetivamente, isento de toda e qualquer mácula, inclusive, com força de convencimento, capaz de conduzir os que erraram ao caminho do bem, e de convencer os que nunca erraram a não trilhar o caminho do mal? Se alguém puder me responder, ficarei agradecida, porque o futuro de meu país não me interessa mais, mas interessa a meus filhos, e eu me preocupo com o futuro deles, nesse malsinado país-do faz-de-conta.
1
0
G
Graça Armando
Comentário · há 9 anos
Caro Prof. Rafael Teodoro:

Meu filho terminou o curso de mestrado em direito ambiental, na Dom Helder Câmara, tendo apresentado uma dissertação, justamente, sobre esse tema.

"APONTAMENTOS SOBRE A (IN) CONSTITUCIONALIDADE DO ART.
32 DA LEI N. 9.605/1998: a proteção da fauna contra crueldade versus os direitos fundamentais à liberdade religiosa e à cultura no panorama do direito penal pátrio" .

Foram meses e meses de intensos estudos, de Kant a Alexy, em que acompanhamos toda a dedicação dele, suas dúvidas, sua preocupação exacerbada em não cometer "gafes", até que finalmente pudemos colher os louros da vitória, com a aprovação da dissertação pela banca. E olha, que nessa banca tinha um Promotor de Justiça, e um padre africano, que se quedaram ante os argumentos convincentes postos por ele na defesa do tema.

Assim, gostaria de aconselhar, a quem se interessar, que leia a dissertação, que além de instrutiva, é muito linda, e deveria fazer parte da biblioteca de todo estudante, porque o tema é ultra discutido, e ainda não se chegou a um consenso.

Outra coisa: combatem a rinha de galos, mas a rinha de humanos (MMA) está aí, para quem quiser se assombrar. Lamentável!!!
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Belo Horizonte (MG)

Carregando